segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Uberlândia terá sua II Mostra de Cinema e Vídeo

Edição após edição, os festivais de cinema brasileiro vão fortalecendo o circuito com a regularidade, competência, qualidade no desenvolvimento e execução dos seus eventos.

Enquanto alguns se consolidam através de décadas de realizações como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com 41 edições outros iniciam esta trajetória, como a Perpendicular II Mostra de Cinema e Vídeo do Triângulo, realizada em Uberlândia de 26 a 30 de novembro.

Com exibições de curtas, médias e longas-metragens, palestras e debates que acontecem no Palco de Arte, Oficina Cultural. A Perpendicular aumenta a lista de Festivais realizados em Minas Gerais, que passa a somar 19.

Totalmente independente, a Mostra surgiu da necessidade de promover intercâmbio, qualificação, formação de público e estimular a produção audiovisual do Triângulo Mineiro, fortalecendo a descentralização do fazer e exibir cinematográficos em atividades perpendiculares e gratuitas.

De acordo com o Diagnóstico Setorial 2007/Indicadores 2006 constatou-se que 71,97% dos festivais realizam seminários, debates ou mesas de discussão. As oficinas são atividades realizadas em 60,61% dos eventos mapeados. 43,94% dos festivais incluem Workshops na sua programação. Esta é uma clara demonstração de uma atuação voltada para a valorização das questões ligadas à formação e reflexão em torno do audiovisual.

Perpendicular edição 2008

A edição 2008 objetiva exibir produções independentes, tomando partido de um contexto histórico da produção, divulgação e exibição de cinema e vídeo no Brasil. A produção nacional impulsionada pelos novos meios de realização, estabelece novos parâmetros sobre o que vem a ser cinema em seu diálogo com a produção audiovisual. “Um momento importante, onde jovens realizadores deixam de sonhar e perpendicularmente se encontram sonhando e fazendo”, destaca a mestra em semiótica no cinema, Iara Magalhães, também organizadora da Perpendicular.

O mercado regional se modifica e nós da Ong Novamidia nos propomos a apresentar um fragmento desse movimento, manifestando o diálogo entre as novas mídias, o vídeo, o cinema e as idéias de mundo como pontos de outras perpendiculares, diz Iara Magalhães. A PERPENDICULAR 2008 vai exibir as mostras:

- Primeiro e Último - os primeiros longas de diretores estreantes e últimos de diretores consagrados.

- Curtas Nacionais - curtas-metragens convidados pela curadoria da Perpendicular.

- Curtas Triângulo - curtas selecionados, via inscrição, realizados por diretores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, seguida de votação popular de melhor filme.

- Novamídia – curtas, médias e longas convidados.

Saiba mais

A primeira edição da PERPENDICULAR foi realizada em dezembro de 2007, contando com um público de 1.200 pessoas, foram exibidos 33 filmes sendo 30 curtas e três longas. Também foram realizadas três oficinas e três palestras e debates. O evento foi inteiramente gratuito a comunidade.

A PERPENDICULAR – Mostra de Cinema e Vídeo do Triângulo é uma realização da Novamidia. Ong criada em 2007 por produtores e realizadores locais com objetivo de promover ações culturais de estímulo ao audiovisual.

Saiba mais sobre as ações da Novamidia no site: www.novamidia.org

Nenhum comentário: