segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CONVERSA COM ALESSANDRO YAMADA, na abertura da Mostra




Debatedor do filme, na Perpendicular II Mostra de Cinema e Vídeo do Triângulo.

Alessandro Yamada fala sobre o processo produtivo do filme

Uma poesia à Gastronomia

Estômago foi escrito pelo redator publicitário Lusa Silvestre e abrange dois temas principais: a comida e o poder. E mostra de que maneiras um homem pode chegar ao domínio fazendo uso da culinária.

Para Alessandro Yamada, cenógrafo do filme, a história fala sobre a baixa gastronomia e perpassa discretamente o processo digestivo. Yamada comemora os bons resultados da produção e diz que Estômago alcançou esse sucesso porque tem bom roteiro e uma equipe formada pelos melhores profissionais do Paraná.

A turma do 6º período de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em maio de 2008, convidou no assistente de arte do filme Estômago, Alessandro Yamada, para uma coletiva. O profissional apresentou os pontos-chave do processo produtivo do filme e ficou à disposição dos alunos para responder às possíveis dúvidas que surgissem no decorrer do bate-papo.

Alessandro iniciou a coletiva contando como foi parar no filme. Arquiteto de formação e cinéfilo por amor. Por ironia do destino foi através da arquitetura que Alessandro foi convidado a participar da produção do filme. Marcos Jorge sentiu falta de um arquiteto para a cenografia e pediu para que ele desse uma assistência. Alessandro conta que a cela foi construída para o filme. A missão de quem faz a direção de arte é trazer para os lugares a sensação de ocupação humana. “Nós construímos a cela e depois tivemos que sujar, quebrar as paredes, rabiscar e tentar fazer com que ficasse com cara de usada”, disse.

Uma cena que Alessandro considerou complicada foi a da formiga entrando no nariz de Nonato. A equipe tentou de tudo para a formiga entrar no nariz do João (Miguel), mas nada dava certo. Até que eles tiveram a idéia genial de fazer um molde de resina do rosto de Nonato e colocar um ovo de formiga dentro do nariz do molde. “Assim, instintivamente a formiga foi atrás do ovo e conseguimos fazer a cena”, afirmou.

Além de dar informações sobre o processo produtivo de Estômago, Alessandro falou sobre as dificuldades de produzir um longa paranaense. De acordo com ele o estado está fora do eixo devido ao seu conservadorismo. Alessandro acredita que fazer cinema é contestar e isto é muito difícil em um local em que as pessoas tem uma cabeça fechada e poucas escolas de cinema que formem verdadeiros diretores. “Tecnicamente, Curitiba não deixa a desejar para as outras capitais, porém o problema está no campo das idéias”, disse.

Alessandro alerta aos futuros cineastas que fazer um bom filme demora em média quatro anos para ficar pronto entre planejamento, produção e exibição. “É um trabalho que exige paciência e muita força de vontade”.

NOTÍCIAS DO FILME .1

NOV/08 – ESTÔMAGO conquista a Península Ibérica.

Duas semanas após ter levado quatro prêmios no Festival de Valladolid, Espanha, o filme Estômago ganhou, em 16 de Novembro, o Prêmio do Público e Prêmio de Melhor Atriz - para Fabiula Nascimento, no IV Festival Internacional de Cinema do Funchal, em Portugal. Com isso, somam-se 18 prêmios para o filme, sendo 13 em festivais internacionais.

NOV/08 - Estômago vence 4 prêmios na Espanha

O filme Estômago foi o grande vencedor da 53a. Semana Internacional de Cine en Valladolid, na Espanha. Além do prêmio principal, a “Espiga de Oro”, conferida por unanimidade pelo Júri Internacional, o filme recebeu ainda o Prêmio do Júri Jovem. Marcos Jorge sagrou-se Melhor Diretor Estreante e João Miguel recebeu ainda o Prêmio do Júri Jovem. Marcos Jorge sagrou-se Melhor Diretor Estreante e João Miguel recebeu o Prêmio de Melhor Ator (dividido ex-aequo com o ator Unax Ugalde).

A Semana Internacional (ou Seminci, como é conhecida) é, segundo a revista Variety, "o mais tradicional e sério festival de cinema da Espanha". Para se ter uma idéia da relevância do prêmio, basta lembrar que a "Espiga de Oro" já foi concedida, no passado, a cineastas como: Elia Kazan, Ingmar Bergman, François Truffaut, Luchino Visconti, Alain Resnais, Zhang Yimou, Ridley Scott, Abbas Kiarostami, Ken Loach, Kim Ki-Duk e Bernardo Bertolucci.


Com mais estes, Estômago soma 16 prêmios, sendo 11 internacionais.

FICHA TÉCNICA

Título Original: ESTÔMAGO
Título em Inglês: ESTÔMAGO – A gastronomic story
Título em Italiano: ESTÔMAGO – Una storia gastronomica
Duração: 112 minutos
Janela: 35mm - Formato: 1:1,85 - Som: Dolby Digital
Ano de Produção: 2007

Empresas Produtoras:
ZENCRANE FILMES e INDIANA PRODUCTION COMPANY
Som Direto em PORTUGUÊS

Direção: Marcos Jorge

Produção: Cláudia da Natividade

Fabrizio Donvito

Gabriele Muccino

Roteiro: Lusa Silvestre

Marcos Jorge

Cláudia da Natividade

Fabrizio Donvito

Nenhum comentário: