Anexo 1
GUIA de formatação de roteiro - LAYOUT MASTER SCENES
Hoje em dia, podemos dizer que quase todos os roteiros para cinema são escritos no formato Master Scenes, que implica uma página de roteiro para cada minuto de filme.
1. PREPARANDO A FOLHA
Papel
Tipo Carta (
Margens
Superior:
Inferior: entre
Margem esquerda: de
Margem direita de
Fonte
Courier New, tamanho
2. CABEÇALHOS
Alinhamento esquerdo;
Todas em MAIÚSCULO;
Numeração opcional.
3. DESCRIÇÃO DA CENA
Alinhamento esquerdo ou justificado;
Uma linha de espaço entre os parágrafos;
4. DIÁLOGO
• Personagem
Recuo esquerdo de
Todas em MAIÚSCULAS.
• Indicação ao ator
Recuo esquerdo
Entre parêntesis.
• Outras indicações
Escritas ao lado do nome do personagem, entre parêntesis, usando a mesma formatação:
V.O. = Voice Over (voz)
O.S. = Out of Screen (fora da tela);
CONT = Continuando;
MAIS = usado para indicar que o diálogo foi quebrado pela página.
• Diálogo
Recuo esquerdo de
Recuo direito de
Alinhamento esquerdo ou justificado;
5. TRANSIÇÕES
Alinhamento direito;
Todas em MAIÚSCULO.
6. CAPA
Deve conter o título em destaque; o nome do autor, dados do copyright, dados como o endereço, contato, agente, etc.
Geralmente, a capa é escrita do seguinte modo:
Fontes Courier New
TÍTULO DO ROTEIRO quase ao centro da folha, todas em MAIÚSCULA;
Abaixo do título o nome do autor;
Nas últimas linhas dados do Copyright, do autor, do agente e contato.
7. SEGUNDA PÁGINA
Na quarta linha escreva o Título do Roteiro, centralizado, todas em MAIÚSCULA;
Duas linhas abaixo, com alinhamento esquerdo, todas em maiúscula, escreva FADE IN. Duas linhas abaixo começa o roteiro em si.
8. ÚLTIMA PÁGINA
Com a mesma formatação das transições, escreva FADE OUT três linhas após o termino do roteiro;
Três linhas embaixo do FADE OUT escreva FIM ou FINAL, todas em MAIÚSCULA, alinhamento centralizado.
9. NÚMERAÇÃO
Em todas as páginas, exceto a capa, no canto superior esquerdo da página;
Fonte normal,
10. ESPAÇAMENTO
• Espaçamento simples durante os:
Diálogos;
Nomes;
Indicações ao ator;
Descrições das cenas.
• Espaçamento duplo (equivalente a dois Enters) entre os:
Cabeçalhos;
Descrições das cenas;
Transições;
Diálogos.
11. OBSERVAÇÕES
Poderá ser usado qualquer programa de formatação de roteiros. Sugerimos o CELTX: Fabricante:Greyfirst Corp. Plataforma: Preço:GRÁTIS Site oficial: http://www.celtx.com/
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CONCURSO TRIÂNGULO DE ROTEIRO
PARA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM
Ficha de inscrição n°______ Recebida em: ____/_____/2008
(espaço a ser preenchido pela organização do evento)
1) NOME DO ROTEIRISTA:__________________________________________________________
2) TÍTULO DA OBRA: ___________________________________________
3) GÊNERO: ( ) Documentário ( ) Animação ( ) Ficção
4) DURAÇÃO DO FILME: _________________________________________________________
5) DADOS DOCUMENTAIS:
a) RG: ____________________________ b) CPF: ____________________________________
c) E-mail: ______________________________________________________________________
d) Endereço: ___________________________________________________________________
e) Telefones: ___________________________________________________________________
6) SINOPSE DA OBRA:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE:
( ) Projeto
( ) Roteiro (02 cópias)
( ) Cópia de Documentos (RG, CPF e documento comprobatório de residência)
( ) Autorização do Autor da Obra (em caso de roteiro adaptado de obra literária)
____________________________________
Assinatura do inscrito
____________________________________
NOVAMÌDIA. ORG
2 comentários:
pundits blurring underpinned marxist encore censorship engineering ridiculed vertical derail outermost
semelokertes marchimundui
Putz! Ô amigo! Não entendi nada do que tu escreveu!
Postar um comentário